
Entre os séculos XIV e XV, uma mudança significativa passa a ocorrer na Europa Medieval. O homem começa a se libertar do poder centralizador da Igreja e a desenvolver uma nova mentalidade em que cabem preocupações e prazeres mais humanos
O Surgimento da Burguesia
Na Itália do século XIII, as cidades-Estado que se desenvolveram no norte do país tornaram-se prósperos centros comerciais e bancários. Roma, Milão, Florença, Veneza, Mântua, Ferrara, Pádua, Bolonha e Gênova dominavam o comércio marítimo com o Oriente e controlavam a economia mercantil. A riqueza passou a ser associada ao capital obtido pelo comércio e não mais à terra, como ocorria na sociedade feudal.Muitos camponeses, atraídos pelas promessas de prosperidade, transferiram-se para os burgos, onde começaram a trabalhar como pequenos mercadores. Surgia, assim, a burguesia, constituída por todos aqueles que, sem nobreza de sangue, acumulavam capital por meio de atividades mercantis.
O Humanismo foi um movimento artístico e intelectual que surgiu na Itália no final da Idade Média (séc. XIV) e alcançou plena maturidade no Renascimento. Buscava reviver os modelos artísticos da Antigüidade Clássica, considerados exemplos de afirmação da independência do espírito humano.
O foco dos humanistas, portanto, era o ser humano, o que os afastava do teocentrismo medieval. Resgatava-se, assim, a visão antropocêntrica característica da cultura greco-latina.
ANTROPOCENTRISMO
É a atitude ou doutrina que considera o ser humano (o homem) o centro ou a medida de todas as coisas.
O projeto literário do Humanismo
O Humanismo é um momento de transição entre o mundo medieval e o moderno. Assim o projeto literário humanista não tem características completamente definidas: o velho e o novo convivem, provocando uma tensão que se evidencia na produção artística e cultural.
Características ideológicas da produção literária do Humanismo
-
Abandono da subordinação absoluta à Igreja Católica;
-
Resgate dos valores clássicos greco-romanos;
-
Procura na Ciência uma explicação para fenômenos até então atribuídos a Deus;
-
Afirmação da capacidade do indivíduo em controlar seu próprio destino.
Modelos artísticos
Poetas italianos:
-
Dante Alighieri (1265-1321) – “A Divina Comédia” = poema didático-alegórico + elementos da cultura clássica = proposta:
busca do caminho da justiça social e da perfeição moral.
-
Francesco Petrarca (1304-1374) = “Cancioneiros” = primeiro grande poeta introspectivo e sentimental do Ocidente = valorização do soneto = tema: o platonismo amoroso.
A produção do Humanismo em Portugal
-
Reinado da Dinastia de Avis (1385):
-
Crônica historiográfica e prosa doutrinária (manual de normas de comportamento para os nobres da corte).
-
Reinado de D. Afonso V, no século XV: ressurge a poesia, separada da música: a poesia palaciana = de tendência humanista
-
A poesia palaciana: composições coletivas, produzidas para serem apresentadas nos serões da corte.
-
O teatro crítico e moralizante de Gil Vicente.
♦HUMANISMO♦
Assista esse vídeo do Canal ''hexagmedicina'' do youtube sobre o Humanismo.